ENEM
O Encontro Nacional de Estudantes de Materiais é um evento que se realiza de dois em dois anos numa universidade portuguesa diferente, que tem como objetivo a promoção do Estudante de Engenharia de Materiais, reunindo alunos de várias regiões e de diferentes instituições de ensino, de modo a possibilitar a partilha de ideias e conhecimento.
A próxima edição do Encontro Nacional de Estudantes de Materiais decorrerá nos dias 3 e 4 de novembro de 2022, no campus de Santiago da Universidade de Aveiro, e será organizado pelo Núcleo de Estudantes de Materiais. Apelidado de ENEM’22, este evento espera ter aproximadamente 150 participantes vindos de todo o país.
Esta futura edição tem como objetivo demonstrar a importância dos materiais como base da engenharia, ao criar um evento que contará com a presença de diversos oradores nacionais e internacionais que irão partilhar a sua experiência na área e a influência dos materiais na Indústria 4.0.
Isto consegue-se através da organização um evento pensado e estruturado em diferentes níveis, cujo objetivo principal é surpreender em todas as vertentes de atuação e no programa apresentado. Este programa é composto por palestras de engenheiros de materiais de renome, onde estes apresentam os seus projetos, assim como uma round-table com empresas convidadas e exposições com a mais recente tecnologia em diversas áreas.
História ENEM
Técnico Lisboa
2021
UBI
2016
Técnico Lisboa
2010
Universidade de Aveiro
2006
FEUP
2018
NOVA de Lisboa
2014
Universidade do Minho
2008
Núcleo Organizador
A história do Núcleo de Estudantes de Materiais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEM-AAUAv) iniciou-se com a realização do I ENEM (Encontro Nacional de Estudantes da Materiais) em 2006, onde se verificou a necessidade da existência de um Núcleo que pudesse representar os estudantes do curso.
Desde 2009 que se tem vindo a desenvolver um forte trabalho de divulgação do Núcleo a nível nacional, contando com a ajuda da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV), e com a colaboração do atual Departamento de Engenharias de Materiais e Cerâmica (DEMaC).
Desde 2015, o Núcleo tem apostado na projeção do nome do NEM-AAUAV, do Departamento e do curso no seio académico, escolar e empresarial. Um trabalho de continuidade tem vindo a ser feito no sentido de cativar alunos que irão ingressar no ensino superior, expondo a maioria dos ramos de envolvência do curso, não só através de atividades de investigação, como na divulgação de focos de ação na área da ciência e engenharia de materiais. A motivação do NEM-AAUAv prende-se com o objetivo de defender os interesses dos seus estudantes, bem como a oportunidade de lhes proporcionar diversas atividades que os enriqueçam a nível académico e pessoal. Com a realização de feiras e jornadas de Materiais, tem sido cada vez maior a procura de integração dos seus estudantes no meio industrial, promovendo, assim, um maior entrosamento entre a realidade académica e empresarial, realidade essa que todos os estudantes terão de enfrentar num futuro próximo.